segunda-feira, 20 de março de 2017

Até quem não acredita em Astrologia, acredita nos Cavaleiros do Zodíaco.

No Japão, há somente uma palavra mais importante do que tecnologia: honra. E, como não poderia ser diferente, o autor dos mangás que deram origem ao animê, Masami Kurumada, natural de Tóquio, fundamentou toda a sua criação nessa questão tão vital para os japoneses, basicamente classificando os personagens como honrados (bons) ou desonrados (maus).


Shaka é o Cavaleiro de Ouro de Virgem...




Opa! O que é isso!? É Shaka! Não, "Sharkman"! Já não basta o antigo estagiário ter entendido que era "Shakira de Virgem"!?





Agora o novo parece também não entender nada de Cavaleiros do Zodíaco! Mas vamos em frente...


Shaka é o Cavaleiro de Ouro de Virgem...




Ah não, de novo!? É "SHAKA", S-H-A-K-A! Desculpe-nos... Vamos voltar ao estagiário anterior, ele já deve poder nos trazer o Shaka certo. Tentemos mais uma vez...


Shaka é o Cavaleiro de Ouro de Virgem...




Não, não, não e não!! Não é esse Shaka, é o outro!




Sem comentários... (respirando fundo e tentando recuperar a calma)


O Blog dos Virginianos lamenta o ocorrido, pede desculpas em nome de seus funcionários e informa que já os substituiu pela ferramenta de desambiguação. Agradecemos a compreensão. 



Agora sim... SHAKA (19/09) é o Cavaleiro de Ouro de Virgem.


Atenção contém spoilers (mas, fala sério, quem ainda não conhece essa saga?)


O Cavaleiro de Ouro de Virgem é o mais poderoso de todos os cavaleiros de ouro. Por quê?




Razão 1: ele dá um pau em qualquer um de olhos fechados.





Não estamos usando aqui uma expressão: Shaka realmente nunca abre os olhos. E isso porque, no período em que meditava para se tornar um cavaleiro espiritualmente mais forte, às margens do rio Ganges, ele descobriu que, se mantivesse os olhos fechados, sua sabedoria elevava-se e o poder de seu cosmo intensificava-se. Há quem interprete essa "técnica" de Shaka como uma metáfora de Masami Kurumada para dizer que não se deve julgar o que quer que seja pelas aparências. Por justamente privar-se do sentido da visão, o Cavaleiro de Ouro de Virgem é o mais sábio entre todos os cavaleiros de ouro.




Razão 2: enquanto os cavaleiros de ouro têm o sétimo sentido despertado e os de bronze, na Saga do Santuário, lutam para atingi-lo, Shaka é o único cavaleiro em toda a série que conseguiu alcançar o oitavo sentido. (Tá bom, outros depois também alcançaram, mas Shaka foi o primeiro!)




Tato, olfato, paladar, visão e audição: temos cinco sentidos, certo? Há ainda o sexto sentido...




Não, não é disso que estamos falando, mas daquele sentido atribuído à intuição.




Portanto, seis sentidos até aí: visão, audição, tato, olfato, paladar e intuição. O sétimo sentido é aquele estágio em que o indivíduo alcança a potência máxima de seu cosmo – fonte de energia que reside em todos os seres humanos – e é capaz de façanhas sobrenaturais, como movimentar-se à velocidade da luz, por exemplo.




Essa, é claro, é a versão do sétimo sentido de Kurumada, que, apesar de ter se baseado na tradição da doutrina budista, teve que fazer adaptações para os seus mangás de ação. No entanto, ficção e realidade se encontram quando o sétimo sentido é referido como uma autoconsciência elevada, uma noção de que todas as coisas no Universo estão interligadas.




Agora, o oitavo sentido é uma parada além. Diferente dos sentidos anteriores, ele independe da existência, de um corpo físico, e só pode ser alcançado após a morte  em teoria, já que Shaka o fez em vida. Sabe aquela história de que, quando você passa por uma experiência de quase morte, sua vida toda passa diante de seus olhos? Pois bem, é possível que essa sensação tenha sido causada àqueles que estiveram no limite entre a vida e a morte porque eles acessaram o seu oitavo sentido, dito como o dom de armazenar e acessar diretamente através do subconsciente tudo o que foi visto, ouvido, sentido, cheirado e saboreado – experimentado, enfim  pelo indivíduo ao longo de sua vida. Em outras palavras, o camarada que possuir esse sentido, tendo plena consciência de todas as experiências que vivenciou e podendo fazer delas o que bem entender (por exemplo, reverter em benefício qualquer evento ruim), pode moldar a si mesmo à sua maneira e praticamente definir o próprio destino. Na série, entretanto, Shaka usa esse sentido para transitar entre o mundo dos vivos e dos mortos.




Razão 3: Shaka é conhecido como o Cavaleiro Mais Próximo de Deus.




Com um "brother" desses, resta alguma dúvida de que Shaka é o cavaleiro mais fodão? (Blasfêmias à parte, Shaka é o "cavaleiro de ouro mais próximo de Deus" tamanho é o estágio de iluminação que alcançou.)




Não é à toa que, na Saga do Santuário, seu adversário foi o mais forte entre os heróis: Ikki, o cavaleiro de bronze de Fênix. 




Shaka acaba vencido no final  e depois se dá conta, como vários outros cavaleiros de ouro, de que estava sendo enganado o tempo todo pelo grande vilão da série , mas não sem antes fazer o herói de gato e sapato, lançando-o no terrível Ciclo da Seis Existências (apesar de gentilmente lhe dar a opção de escolher em qual delas ficar após a sua morte, gente boa esse Shaka!)...




... metê-lo no sádico dilema de escolher entre si mesmo ou seu irmão (afundando, para criar tal ilusão, o cavaleiro de bronze em seus cabelos, que, esperamos, estejam lavados!)...




... e retirar-lhe todos os sentidos (os básicos, tá!)...




... quando finalmente abre os seus olhos (treta forte!).






É tanta provação que chegamos a nos perguntar se o cavaleiro de bronze sobreviveria a tudo isso se não fosse o cavaleiro de Fênix. Mas, sim, ele renasce das cinzas, pega Shaka por trás, de jeito, e finalmente o derrota.





Curiosidade: se por acaso você se interessou por algum dos "erros dos estagiários", aí vão os links das tosqueiras. Clique para assistir:

Sharkman

Shakma

Shaka 1 (O Elo Perdido, o seriado)

Shaka 2 (O Elo Perdido, o filme)



ATENÇÃO!
Na Comic Con Experience 2016, que ocorreu entre os dias 1 a 4 de dezembro de 2016, em São Paulo, estavam em exposição todas as armaduras de ouro dos Cavaleiros do Zodíaco.




Foi uma ótima chance de ver as armaduras em tamanho real, e não apenas em figuras de ação.




Se você não compareceu, perdeu, mané! Agora elas voltaram pro Japão!



Veja os cavaleiros de ouro dos outros signos:

Escorpião

Aquário

Leão

Touro

Libra

Gêmeos

Culpa do estagiário, que não entende nada de Cavaleiros do Zodíaco.

Peixes

Câncer

Sagitário

Capricórnio

Áries

Nenhum comentário:

Postar um comentário